Sensação de picada nos olhos: Por que acontece?

Sensação de picadas nos olhos são frequentemente acompanhados por: prurido, lágrimas, dor palpitante, fotossensibilidade,entre outros, são sintomas, de que existe outra causa subjacente, que pode ser devida a um olho ou outra condição e deve ser identificada por um oftalmologista.

Como as causas deste tipo de punção podem ser tantas e tão variadas, é importante que um oftalmologista avalie a situação, já que podem ser causadas por algo tão simples como a chamada síndrome do olho seco (produção insuficiente de lágrimas) ou, em casos mais graves, por doenças mais importantes que requerem um estudo prévio e exaustivo que conduza a um diagnóstico e seu correspondente tratamento.

O que causam as picadas nos olhos?

Entre as causas mais prováveis estão as seguintes:

• Fadiga ocular: o cansaço nos olhos que é a forma coloquial como é conhecida a fadiga ocular tem em algumas ocasiões como sintoma as picadas nos olhos, a que se acrescenta a presença de prurido, inchaço, desconforto, inflamação e dor de leve a moderada. Como há muitas causas, é o oftalmologista que é capaz de determinar qual é a correta e prescrever o tratamento necessário.
  • Condições reflexivas: os olhos podem sofrer as consequências de doenças que afectam outros órgãos próximos. Um exemplo disso é o das cavidades nasais: um excesso de secreção de muco devido à sinusite pode levar a furos no olho, causados pelo aumento da pressão nas áreas adjacentes. Também uma gripe ou uma constipação grave pode causar desconforto nos olhos.
  • Inflamação: um dos sintomas que nos pode avisar de uma inflamação ocular é a picada ou prurido nos olhos. É essencial que um oftalmologista determine a origem desta inflamação, uma vez que, uma vez que a doença tenha sido detectada e tratada, todos os sintomas relacionados irão gradualmente desaparecer.
  • Síndrome do olho seco: cada pessoa excreta uma certa quantidade de lágrimas diariamente. Quando são insuficientes ou a qualidade do líquido não é adequada, este tipo de situação ocorre, ou seja, o olho seca, causando irritação, dor, prurido e furos. As lágrimas artificiais podem ser a solução ideal, mas sempre sob a supervisão de um oftalmologista.
  • Infecções: se os furos no olho também coincidem com outros tipos de sintomas (vermelhidão, amarelamento, secreções oculares abundantes e viscosas, prurido, etc.) é aconselhável ir rapidamente ao consultório do oftalmologista, para que o médico possa determinar que tipo de condição você está sofrendo e que tratamento é indicado para curá-la, pois pode ocorrer uma infecção ocular.

Testes e diagnósticos

O olho é um órgão extremamente delicado ao qual uma pequena condição pode causar sérios danos, influenciando a qualidade de vida do paciente. Por esta razão, se você tem a sensação de picada nos olhos, você deve ir a um oftalmologista para um exame oftalmológico completo para determinar o que os está causando e como resolvê-los.
Marcando sua consulta no IOA, examinaremos diversos fatores, por isso se você tem a sensação de picada nos olhos, você pode solicitar uma consulta em nossa clínica oftalmológica em Ananindeua, preenchendo o formulário nesta página. Nossa equipe examinará o seu caso para recomendar a melhor solução para a saúde dos seus olhos.