Tabagismo e doenças oculares

Fumar tabaco (cigarros, charutos ou cachimbos) pode causar doenças pulmonares, cardíacas, câncer e muitos outros problemas graves de saúde. Mas você sabia que fumar também pode prejudicar os olhos?

Confira alguns problemas oculares que pioram com o fumo:

Olho seco
Doença causada quando seus olhos não têm lágrimas suficientes, ou lágrimas de qualidade. Fumar com o olho seco aumentará a probabilidade de seus olhos ficarem arranhados, arderem, queimarem ou ficarem vermelhos.

Catarata
Se você fuma, corre um risco maior de contrair catarata. A catarata turva as lentes naturalmente claras do seu olho. Isso causa visão embaçada e torna as cores opacas, desbotadas ou amareladas. Sendo que a catarata só pode ser removidas com cirurgia.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)
Essa doença ocorre quando uma parte da retina chamada mácula é danificada. Você perde sua visão central e não consegue ver os detalhes, mas sua visão periférica (lateral) permanece normal. Às vezes, medicamentos ou cirurgia podem ajudar certas pessoas com DMRI a não piorar. Mas não há cura. Estudos mostram que fumantes e ex-fumantes têm maior probabilidade de contrair DMRI do que pessoas que nunca fumaram.

Retinopatia diabética
Fumantes que também têm diabetes correm o risco de contrair retinopatia diabética. A retinopatia diabética ocorre quando os vasos sanguíneos do olho são danificados. Causa visão embaçada ou distorcida e possivelmente cegueira. O tratamento inclui medicamentos ou cirurgia.

Problemas do nervo óptico
Pessoas que fumam correm o risco de ter problemas no nervo óptico. O nervo óptico conecta o olho ao cérebro. Danos nesse nervo podem levar à cegueira.
Fumar pode aumentar os fatores de risco que podem levar ao glaucoma – uma doença que afeta o nervo óptico.

Uveíte
Fumar pode causar essa doença que afeta parte do olho, a úvea. Esta é a camada intermediária da parede do olho. Uveíte é quando essa camada fica inflamada (vermelha e inchada). Esta doença causa olhos vermelhos, dor e problemas de visão.

Doença de Graves
Esta é uma doença da glândula tireóide do corpo. Um dos sintomas da doença de Graves são olhos esbugalhados. Fumantes com doença de Graves correm o risco de piorar sua condição ocular. Eles também podem perder a visão.

Grávida? Fumar pode prejudicar os olhos do seu bebê.
Se você fuma durante a gravidez, seu bebê tem 5 vezes mais probabilidade de ter meningite bacteriana quando criança. É quando os tecidos ao redor do cérebro incham. A meningite pode causar infecção ocular e outros problemas de visão.

Além disso, fumar durante a gravidez aumenta o risco de dar à luz prematuramente, levando a um sério problema ocular chamado “retinopatia da prematuridade”. O bebê pode ter perda permanente de visão ou cegueira.

Bebês e crianças também correm o risco de fumar passivamente – um novo estudo sugere que crianças de até 6 anos já apresentam sinais de danos aos olhos.

Por isso, cuide de sua saúde e de sua família. Além de parar de fumar, mantenha as consultas com o médico oftalmologista em dia!

Fale com o IOA e agende sua consulta.