Uso excessivo do ar-condicionado pode ressecar os olhos: veja como se prevenir

Uso excessivo do ar-condicionado pode ressecar os olhos: veja como se prevenir
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Alguns utensílios do nosso dia a dia, mesmo que de maneira natural, podem trazer alguns malefícios à saúde. O ar-condicionado é um desses aparelhos que podem trazer grande efeito na qualidade da sua visão.

Mesmo que ele seja um grande amigo nos dias de calor, ele pode causar o ressecamento dos olhos se utilizado por um período prolongado, isso se dá pois o equipamento pode retirar a umidade do ar do ambiente.

Esse ressecamento dos olhos apesar de poder afetar qualquer pessoa, tem um efeito ainda mais predominante em crianças e idosos, pois eles possuem a pele mais frágil, com a tendência de serem mais impactados por tal problema, assim como pessoas que têm doenças dermatológicas como dermatite e a ictiose.

A pele é o organismo que controla a nossa temperatura em relação ao ambiente externo, através do grau de oleosidade. Esse ar frio acaba interferindo no grau de oleosidade da nossa pele, pois ele retira a umidade do ambiente deixando a pele mais seca.

Por esse motivo, o ar condicionado pode causar esse grande impacto aos seus olhos, como no olho ressecado, causando a maior dificuldade da produção lacrimal e assim gerando grandes incômodos para quem sofre, como coceira, visão embaçada, ardência, etc.

Além de ressecar os olhos, o ar condicionado também favorece a propagação de corpos infecciosos que podem prejudicar a visão, por exemplo no caso da conjuntivite. Se você estiver em algum local com pessoas que estejam com essa infecção nos olhos, você pode correr o risco de também ser contaminado com essa doença.

Síndrome do olho seco ou doenças infecciosas, vale observar que esses prejuízos são observados de maneira mais intensa quanto maior for o uso do ar-condicionado.  

Como evitar o ressecamento?

Para evitar o ressecamento é indicado reforçar a hidratação natural do corpo e fortalecer as barreiras do corpo como hidratantes faciais, labiais e corporais. Fazer a lavagem dos olhos e do nariz com soro e evitar mudanças bruscas de temperatura.

Não ficar exposto muito tempo em ambientes que tem ar-condicionado, para casos que sejam precisos, como pessoas que trabalham em escritórios, pode ser indicado o uso de colírios lubrificantes, mas que só deve ser utilizado com prescrição médica.

Utilizar umidificadores de ambiente é uma prática que pode contribuir notavelmente, para que seus olhos se mantenham saudáveis e sem ressecamento. 

Por isso, além de reduzir o uso desse equipamento é de muita importância cuidar da saúde dos olhos para evitar problemas futuros. Consultar um oftalmologista pode ser essencial para evitar quaisquer doenças oculares e principalmente o ressecamento. 

Conte com o IOA!

Como vimos o ar condicionado apesar de ser aliado no verão, pode trazer grandes prejuízos à saúde dos olhos. Para evitar fatores como esses é importante consultar-se com um oftalmologista para passar o tratamento ideal.

O IOA é uma clínica oftalmológica, que conta com profissionais qualificados e materiais de alto nível para atendê-los da melhor maneira.

Agende a sua consulta e garanta a saúde dos seus olhos!