Vamos falar sobre a fadiga ocular. Como proceder?

Vamos falar sobre a fadiga ocular – como proceder?
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Muitos de nós usamos em excesso os computadores no trabalho, em casa, celular o tempo todo, sem dar aquela folga para nossos olhos, não é mesmo?

A fadiga ocular relacionada ao uso do computador tornou-se uma grande queixa relacionada ao trabalho.

Em alguns estudos, feitos por profissionais da área da saúde dos olhos, indicam que a tensão ocular e outros sintomas visuais que causam incômodos ocorrem em 50% a 90% dos trabalhadores que usam  computadores mais de 12 horas ao dia.

Problemas como esses que podem variar de fadiga física, diminuição da produtividade e aumento do número de erros de trabalho, até pequenos incômodos, como contrações oculares e olhos vermelhos, por exemplo.

Abaixo, listamos 5 atitudes simples que você pode tomar para reduzir o risco de cansaço ocular do computador e outros sintomas comuns da chamada síndrome da visão por computador e outros equipamentos tecnológicos.

1. Faça um exame oftalmológico abrangente:

Ter um exame abrangente de rotina é a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir ou tratar problemas de visão, relacionadas a fadiga ocular. Caso não tenha feito um exame oftalmológico a mais de um ano, agende uma consulta com um oftalmologista em breve.

Sugerimos que os usuários de computador devem fazer um exame oftalmológico antes de começar a trabalhar e uma vez por ano, de forma frequente.

Durante o exame, vale informar ao seu oftalmologista quantas vezes você usa um computador no trabalho e em casa, inclusive quantas horas você gasta na frente de um. Meça o quanto seus olhos estão longe da sua tela quando você se senta em frente ao computador, e leve essa informação importante para o seu exame, assim o médico poderá testar seus olhos àquela distância específica.

2. Utilize a iluminação adequada:

O cansaço ocular geralmente é causado por luz excessivamente intensa, tanto da luz solar externa que entra pela janela do seu quarto como da iluminação interna severa em qualquer ambiente, de trabalho ou não. Quando você usa um computador, a iluminação do ambiente deve ser de cerca de metade do brilho que normalmente é encontrado na maioria dos escritórios ou ambiente profissional. Todo cuidado é pouco!

Elimine a luz exterior fechando cortinas e persianas. Reduza a iluminação interna usando menos lâmpadas ou lâmpadas fluorescentes, ou use lâmpadas e tubos de menor intensidade.

Se possível, posicione o monitor ou a tela do computador para que as janelas fiquem ao lado, em vez de na frente ou atrás dele, essa é uma informação importante para seguirmos no dia a dia, especialmente quem trabalha em casa e se senta para trabalhar cada dia num local diferente, sem se importar com a iluminação.

Às vezes, a mudança para a iluminação fluorescente de “espectro total”, que se aproxima mais do espectro de luz emitido pela luz solar, pode ser mais reconfortante para o trabalho com computadores do que os tubos fluorescentes comuns. Mas mesmo a iluminação de espectro total pode causar desconforto se for muito brilhante.

3. Minimize o brilho:

Brilho nas paredes e superfícies acabadas, bem como reflexos na tela do computador também podem causar fadiga ocular. Considere a possibilidade de instalar uma tela antirreflexo no monitor e, se possível, pintar paredes brancas brilhantes com uma cor mais escura e acabamento fosco. Impressionante como pequenos detalhes como esse podem fazer diferença em nosso dia a dia.

Se você usa óculos, o ideal é usar lentes com revestimento anti reflexo. Esse revestimento reduz o brilho minimizando a quantidade de luz refletida nas superfícies frontal e traseira de suas lentes de óculos.

4. Atualize sua exibição:

Se ainda não o fez, pois é algo muito antigo, mas substitua o monitor antigo de tubo por um monitor de cristal líquido (conhecido como LCD), como os dos laptops, por exemplo.

As telas de LCD são mais fáceis para os olhos e geralmente têm uma superfície anti-reflexiva. Os equipamentos antigos são antiquados e podem causar uma “tremulação” visível de imagens, que é uma das principais causas de fadiga ocular do computador. Imagina você forçando a visão durante uma leitura durante um tempo prolongado?

Mesmo que essas imagens trêmulas sejam imperceptíveis, ainda assim podem contribuir para o cansaço visual e a fadiga durante o trabalho frente ao computador.

Ao escolher um novo monitor de tela plana, selecione uma tela com a maior resolução possível. Geralmente, os displays com menor pitch de ponto possuem imagens mais nítidas. Escolha uma tela com um espaçamento de 0,28 mm ou menor.

E finalmente, escolha uma tela relativamente grande. Para um computador de mesa, selecione uma exibição que tenha um tamanho de tela diagonal de pelo menos 19 polegadas.

5. Ajuste as configurações do seu computador:

Ajustar as configurações de exibição do seu computador pode ajudar a reduzir o cansaço ocular e a fadiga. Geralmente, esses ajustes são benéficos:

Atente-se ao brilho do seu computador e ajuste o visor para que seja aproximadamente o mesmo que o brilho da sua estação de trabalho dos seus colegas ao redor. Como teste, observe o plano de fundo branco desta página da Web. Se parece uma fonte de luz, é muito brilhante. Se parecer sem brilho e cinza, pode estar muito escuro.

Outro fator importante é o tamanho do texto e o contraste. Ajuste o tamanho do texto e o contraste para maior conforto, especialmente se for ler ou compor documentos longos. Normalmente, a impressão a preto sobre um fundo branco é a melhor combinação para maior conforto.

E as cores? A temperatura de cor também é um ponto importante. Este é um termo técnico usado para descrever o espectro de luz visível emitido por um monitor colorido. A luz azul é a luz visível de comprimento de onda curto que está associada a mais tensão ocular do que os tons de maior comprimento de onda, como laranja e vermelho, por exemplo.

Para computadores em execução em um sistema operacional Microsoft Windows, as configurações de exibição podem ser ajustadas no Painel de Controle. Para um computador da marca Apple, as configurações de exibição são encontradas em Preferências de sistemas (na pasta Aplicativos no Finder).

Em alguns casos, a temperatura de cor de um monitor de computador de mesa é ajustada no próprio monitor.

Não deixe de visitar o médico oftalmologista e ter a certeza que seus exames estão em dia.

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