O termo “catarata” é dado para qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, a lente natural dos olhos que estão localizadas atrás da íris. Essa lente (cristalino) quando saudável, é clara e transparente. No entanto, com o aparecimento da catarata, ela acaba se tornando opaca, o que distorce e embaça a visão, impedindo a passagem dos raios luminosos que formam as imagens no fundo do olho.
Além disso, a catarata é um problema crônico de saúde e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a responsável por mais de 50% dos casos de cegueira no planeta. A condição, geralmente, está relacionada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer em diversas outras faixas etárias, inclusive, com recém nascidos.
É bem provável que você conheça alguém sofrendo com a condição e que esteja buscando tratamento. Por isso, confira algumas informações que te ajudarão a entender como funciona a cirurgia de catarata!
Como funciona a operação
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, indicada sempre que o embaçamento da visão interfere na realização das atividades diárias.
Na cirurgia, o cristalino opacificado é removido do olho, e em seu lugar é inserida uma lente intraocular artificial. No entanto, seu oftalmologista avaliará quais são as melhores indicações para o seu caso, considerando suas características e necessidades.
Apesar de ser sofisticada, a cirurgia de catarata é bem rápida e segura, levando em torno de 20 minutos. Na maioria das vezes, o paciente recebe alta em algumas horas após ser operado, retornando para casa e tendo como indicação de permanecer confortável.
Normalmente a visão retorna ao normal em poucas horas, e o paciente volta a suas atividades normais após alguns dias. Além disso, outros cuidados devem ser tomados com os olhos como:
- Não esfregar;
- Não coçar;
- Não dormir sobre o olho operado nos primeiros dias pós-operatório;
- Não utilizar colírios que contêm corticoides;
- Não realizar esforço físico.
Mas afinal, a cirurgia de catarata dói?
A boa notícia é que esse é um procedimento cirúrgico indolor. No entanto, para evitar qualquer desconforto, o médico aplica uma anestesia local no olho do paciente, aplicado em forma de colírio ou gel.
Faça a sua cirurgia conosco!
Lembre-se: o mais importante na hora de decidir quando operar é conversar com o seu cirurgião, para tirar todas as dúvidas e traçar um plano cirúrgico em conjunto. Cada pessoa é única e não existem regras que se apliquem a todos os pacientes.
Nós do IOA contamos sempre com uma equipe de profissionais altamente qualificados e especialistas, que garantem um atendimento único para cada cliente, priorizando sua saúde e bem-estar. Agende sua consulta e realize sua cirurgia de catarata conosco!