Os principais mitos sobre a oftalmologia

Mitos sobre a oftalmologia

Quem nunca se deparou com uma sensação estranha nos olhos e recebeu um conselho ou a dica de uma famosa receita caseira para resolver o problema? No que se refere à visão, existem diversas informações, que podem parecer inofensivas e funcionais.

No imaginário popular, uma mentira contada diversas vezes se torna uma verdade e, quando falamos sobre doenças e oftalmologia, isso não poderia ser diferente. Porém, esses mitos “mascarados” de verdade podem custar até mesmo a sua saúde ocular.

Quer saber se você já acreditou ou permanece acreditando em alguns dos mitos mais famosos que rondam a oftalmologia? Então, permaneça conosco e conheça alguns deles!

Afinal, quais são os mitos que rondam a oftalmologia?

Ler com pouca luz prejudica a visão

Diferentemente do que muitos imaginam, ler com pouca luz não prejudica a visão! Não há nenhum estudo científico que comprove que a prática possa vir a gerar doenças oculares ou erros refrativos, como é o caso da miopia, que trata-se da situação em que o paciente passa a enxergar objetos de forma desfocada.

Anel quente é bom para curar terçol

Como falamos no início, as receitas caseiras também são uma das alternativas muito conhecidas quando o assunto é falsas informações sobre a saúde ocular; e uma das mais conhecidas é a utilização do anel quente para curar o terçol, aquela famosa bolinha vermelha que surge nas pálpebras.

No entanto, o tratamento da infecção deve ocorrer, somente, através da aplicação de compressas mornas e antibióticos em forma de pomadas.

Excesso de leitura causa visão cansada.

Ler, com toda certeza, nunca se tornará um problema para ninguém. Muito pelo contrário!

Jamais associe a leitura em excesso a condições como a presbiopia, também conhecida como vista cansada, cujo aparecimento ocorre em decorrência do envelhecimento.

“Virar” os olhos pode mudá-los permanentemente

É comum vermos, principalmente, as crianças revirando os olhos e logo em seguida escutarmos alguém alertando-a sobre os riscos da prática.

Mas esse é outro grande mito! Nossos músculos oculares têm a função de mover nossos olhos nas mais diversas direções. Isso só acontece por meio de algum erro de refração não corrigido ou de algum dano muscular ou nervoso, mas nunca por forçar os olhos para essa posição.

A maior verdade de todas: você pode contar conosco!

O Instituto de Olhos da Amazônia tem como missão promover a reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de excelência, aliando confiabilidade, estrutura moderna, tecnologia e atendimento humanizado para cuidar de você e toda sua família.

Nossos especialistas oferecem suporte completo em todo o processo de tratamento, garantindo a plena recuperação e segurança dos pacientes. Contamos com toda a infraestrutura e tecnologia necessários para a realização de exames oftalmológicos.

Confie no IOA e cuide da saúde dos seus olhos para enxergar a vida com mais beleza.

Entre em contato clicando aqui e agende uma consulta conosco!